7 Dicas Para Poupar Eletricidade

Desligue A Luz

A tia da minha mãe trabalhou muito para ter uma vida confortável. Poupou para sobreviver. Depois, poupou para acumular algum dinheiro. E, quando já tinha uma vida mais fácil, continuou a poupar por causa do hábito.

Nunca deixava a luz ligada quando já não era necessário. No fim do mês, é dinheiro que fica no seu bolso.

Troque as lâmpadas

Livre-se das lâmpadas incandescentes. Compre lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo. É um investimento que compensará nos meses seguintes.

A iluminação poderá representar cerca de 10% da sua faturação. Com lâmpadas economizadores ou de baixo consumo, você vai poupar mais de 5% da sua faturação de eletricidade.

Diga não ao stand-by

É muito cômodo clicar no ON do comando do equipamento e sentar-se no sofá. Mas, esse conforto custa +- 5% da sua faturação. Você pode desperdiçar esse dinheiro?

O consumo do stand-by não é insignificante. É significativo.

Eletrodomésticos de classe A, A+ ou A++

Pondere a vantagem de comprar um eletrodoméstico de classe A, A+ ou A++. No caso dum frigorífico, essa opção pode representar uma poupança no consumo de eletricidade de 50%. É um valor a considerar.

Não faça contas apenas ao preço de compra do eletrodoméstico. Faça contas ao consumo de eletricidade durante a vida útil do equipamento. Não decida apenas a pensar no agora, porque a fatura de eletricidade do próximo mês será agora rapidamente.

Programas económicos na máquina de lavar loiça e roupa

Um programa económico ira usar uma temperatura menor, o que permite um consumo de eletricidade substancial.

Quando a roupa e a loiça não estão muito sujas e não precisam duma lavagem mais intensiva, opte pelos programas económicos.

Não abra a porta do forno elétrico

A abertura da porta do forno implica a perda de 25% do calor. Para além de prejudicar a arte de cozinhar o seu delicioso assado, o forno terá que aquecer novamente para retornar à temperatura regulada. Esse aquecimento adicional consome eletricidade.

Cozinhe com as tampas das panelas colocadas

A poupança de eletricidade é substancial. Como a panela não perde tanta energia, consumirá cerca de 25% da eletricidade que panela destapada irá consumir.

É uma pequena alteração nos seus hábitos. Mas, pode representar muitos Euros no fim do ano.